Vesícula

Quais os sintomas após a retirada da Vesícula?

Os sintomas que alguns pacientes apresentam após a retirada da Vesícula Biliar são chamados de Síndrome Pós-Colecistectomia.

Esses sintomas podem representar a continuação do problema que levou a retirada da Vesícula e também inclui os sintomas causados pela remoção da Vesícula (por exemplo, gastrite e diarreia).

A Vesícula Biliar tem a função de armazenamento da bile. Na sua retirada, ocorrem alterações no fluxo biliar, podendo levar a dois problemas:
1.      Fluxo biliar contínuo para o intestino, o que pode contribuir para esofagite e gastrite;
2.      A alteração do fluxo pode predispor a diarreia e cólicas abdominais.

Acredita-se que a Síndrome Pós-Colecistectomia afete cerca de 10-15% dos pacientes. Cerca de 7% apresentam sintomas moderados a graves que necessitam de hospitalização.

___

Quais são os sintomas da retirada da vesícula?

Uma ampla gama de sintomas pode ser observada em pacientes com síndrome pós-colecistectomia. Às vezes, os sintomas são considerados associados à vesícula biliar.

Os principais sintomas são:
•       Cólicas;
•       Dor abdominal;
•       Diarreia;
•       Enjoos;
•       Aumento dos gases;
•       Inchaço;
•       Icterícia.

O pesquisador Freud, encontrou cólica em 93% dos pacientes, dor em 76%, icterícia em 24% e febre em 38%. Em outras pesquisas a dor foi encontrada em 71% dos pacientes, diarréia ou náusea em 36% e inchaço ou gases em 14%.

___

Como deve ser a investigação da pedra na vesícula?

Na consulta, o seu Médico realizará a entrevista e o exame físico minucioso na tentativa de identificar uma causa específica e excluir complicações graves pós-colecistectomia.

A avaliação laboratorial dependerá de quais sintomas são encontrados e da gravidade dos sintomas.

Da mesma forma, os exames de imagem como a ultrassonografia, raio X, tomografia são muito úteis, mas sendo indicados em situações específicas sempre tentando excluir outras causas para o quadro clínico.

A reexploração cirúrgica deve ser considerada um último recurso.

___

Como é o tratamento da pedra na vesícula?

Uma vez realizado o diagnóstico, o tratamento pode ser direcionado para os principais sintomas apresentados.

Por exemplo, seu Médico poderá iniciar o tratamento da gastrite utilizando os antiácidos, bloqueadores de bomba de prótons ou bloqueadores da histamina 2, caso esse seja o principal sintoma apresentado.

Da mesma forma, a diarreia, cólica e dor abdominal serão tratadas conforme a apresentação e gravidade.

O tratamento cirúrgico raramente é necessário.

Para mais informações, procure seu gastroenterologista de confiança!