Intestino irritado

Intestino irritado: como resolver?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Síndrome do intestino Irritado (SII) é um distúrbio comum que afeta o intestino grosso. Sinais e sintomas incluem cólicas, dor abdominal, inchaço, gases, diarréia ou constipação, ou ambos. SII é uma condição crônica que você vai precisar para gerenciar a longo prazo.

Apenas um pequeno número de pessoas com SII têm sinais e sintomas graves. Algumas pessoas podem controlar os seus sintomas através da gestão da dieta, estilo de vida e estresse. Os sintomas mais graves podem ser tratados com medicação e aconselhamento.

A Síndrome do intestino Irritado não causa alterações no tecido intestinal ou aumentar o risco de câncer colorretal. Não é uma ameaça à vida, e não o torna mais propenso a ter outras condições do cólon, como colite ulcerosa, doença de Crohn. Mas a SII pode ser um problema de longa duração que muda a forma como vive a sua vida. As pessoas com SII podem faltar ao trabalho ou à escola com mais frequência, e podem sentir-se menos capazes de participar nas atividades diárias. Algumas pessoas podem precisar de mudar o seu ambiente de trabalho: mudar para trabalhar em casa, mudar de horário, ou mesmo não trabalhar.

A SII afeta entre 25 e 45 milhões de americanos. A maioria deles são mulheres. As pessoas são mais propensas a contrair a doença no final da adolescência até o início dos 40 anos.

Os sinais e sintomas da SII variam. Os mais comuns incluem:

• Dor abdominal, cólicas ou inchaço que é tipicamente aliviado ou parcialmente aliviado pela passagem de um movimento intestinal.
  • Excesso de gás
  • Diarreia ou prisão de ventre – por vezes alternando episódios de diarreia e prisão de ventre
  • Mucus nas fezes
  • A maioria das pessoas com SII experienciam tempos em que os sinais e sintomas são piores e tempos em que melhoram ou até desaparecem completamente.

Não existem testes laboratoriais específicos que possam diagnosticar a SII. O seu médico vai ver se os seus sintomas correspondem à definição de SII, e pode fazer testes para descartar doenças como:

• Alergias ou intolerâncias alimentares, tais como intolerância à lactose e maus hábitos alimentares
  • Medicamentos como remédios para hipertensão arterial, ferro e certos antiácidos
  • Infecção
  • Deficiências enzimáticas onde o pâncreas não libera enzimas suficientes para digerir ou decompor adequadamente os alimentos.
  • Doenças inflamatórias intestinais como colite ulcerosa ou doença de Crohn

O seu médico pode fazer alguns dos seguintes testes para decidir se tem SII:

• Sigmoidoscopia flexível ou colonoscopia para procurar sinais de bloqueio ou inflamação nos seus intestinos
  • Endoscopia superior se tiver azia ou indigestão
  • Raios-X
  • Exames de sangue para procurar anemia (poucos glóbulos vermelhos), problemas de tireóide e sinais de infecção
  • Testes de fezes para sangue ou infecções
  • Testes de intolerância à lactose, alergia ao glúten ou doença celíaca

Descubra a seguir as principais formas de tratar a Síndrome do Intestino Irritado!

Estresse e Síndrome do Intestino Irritado

O estresse piora os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado (SII) apenas como ele piora os sintomas da maioria das outras doenças. No entanto, a redução do estresse é uma abordagem importante para melhorar os sintomas da SII. Os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado podem causar estresse, o que, por sua vez, pioram os sintomas, promovendo um ciclo vicioso.

Disparadores da Síndrome do Intestino Irritado

É importante identificar todos os fatores que agravam os sintomas do Síndrome do Intestino Irritado, quer se trate de certas atividades, certos alimentos ou alguns medicamentos. Nenhum alimento específico tem sido associado à SII. Portanto, não existe “dieta da Síndrome do Intestino Irritável”. No entanto, pode valer a pena manter um diário alimentar para que você possa identificar os alimentos que estão associados com o agravamento dos seus sintomas. Esses alimentos então, devem ser evitados.

Alterações na dieta

Alguns alimentos podem agravar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado porque eles alteram a função dos músculos intestinais. A cafeína, por exemplo, pode estimular a contração muscular. Alimentos gordurosos, por outro lado, podem reduzir a atividade muscular. Às vezes, certas intolerâncias alimentares como à lactose ou à frutose podem agravar os sintomas da SII. Embora estas intolerâncias não sejam a causa do intestino Irritado a eliminação desses alimentos podem melhorar os sintomas.

Probióticos

Os probióticos são frequentemente utilizados para tratar os sintomas da SII, porém, existem poucos estudos mostrando os benefícios. Os probióticos são geralmente seguros, então há pouco perigo em experimentá-los.

Medicamentos

Os medicamentos são uma maneira adicional ou alternativa de tratar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado. O medicamento é escolhido com base nos sintomas que são mais problemáticos. Os medicamentos anti-diarréicos por exemplo, podem reduzir diarréia por inibir os músculos do intestino. Os laxantes e as fibras podem diminuir a consistência das fezes de indivíduos que estão constipados.

Medicamentos antidepressivos podem ser utilizados para tratar os sintomas da SII. Neste caso, os antidepressivos não são utilizados como antidepressivos. Usados em doses baixas, os esses medicamentos podem inibir as fibras nervosas que dão origem à dor.

Somente o médico pode lhe prescrever o melhor medicamento para o seu caso.

Psicoterapia

Uma vez que o estresse piora a Síndrome do Intestino Irritado, vale a pena tentar a redução do estresse por qualquer meio possível. Uma dessas estratégias é a terapia cognitivo-comportamental, uma forma de psicoterapia. A terapia cognitivo-comportamental pode reduzir o estresse e aliviar os sintomas associados à SII.

Síndrome do Intestino Irritado e exercício

O exercício é um redutor do estresse, e pode ser usado para diminuir os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado. Como isso funciona não está claro, mas não é preciso fazer exercícios vigorosos para sentir uma melhora nos sintomas. Antes de entrar em qualquer programa de exercícios, no entanto, você deve consultar o seu médico.