Intestino irritado: como resolver?

intestino irritado dr quelson coelho

Síndrome do intestino Irritado (também chamada de Síndrome do Intestino Irritável ou pela sigla SII) é um distúrbio comum que afeta o intestino grosso. Sinais e sintomas incluem cólicas, dor abdominal, inchaço, gases, diarréia ou constipação, ou ambos. Intestino Irritável é uma condição crônica que você vai precisar para gerenciar a longo prazo.

Apenas um pequeno número de pessoas com SII têm sinais e sintomas graves. Algumas pessoas podem controlar os seus sintomas através da gestão da dieta, estilo de vida e estresse. Os sintomas mais graves podem ser tratados com medicação e aconselhamento.

A Síndrome do intestino Irritado não causa alterações no tecido intestinal ou aumentar o risco de câncer colorretal. Não é uma ameaça à vida, e não o torna mais propenso a ter outras condições do cólon, como colite ulcerosa, doença de Crohn. Mas a SII pode ser um problema de longa duração que muda a forma como vive a sua vida.

As pessoas com Intestino Irritável podem faltar ao trabalho ou à escola com mais frequência, e podem sentir-se menos capazes de participar nas atividades diárias. Algumas pessoas podem precisar de mudar o seu ambiente de trabalho: mudar para trabalhar em casa, mudar de horário, ou mesmo não trabalhar.

A SII afeta entre 25 e 45 milhões de americanos. A maioria deles são mulheres. As pessoas são mais propensas a contrair a doença no final da adolescência até o início dos 40 anos.

Quais são as causas da Síndrome do Intestino Irritável

A causa exata da SII não é conhecida. Acredita-se que seja causada por atividade anormal dos músculos dos intestinos e/ou dos nervos que controlam os músculos.

Isso pode levar a padrões anormais de contração dos músculos intestinais que resultam em dor, constipação ou diarreia. A secreção de fluido no intestino também pode estar alterada promovendo a constipação (se a secreção estiver diminuída) ou a diarreia (se a secreção estiver aumentada).

Os  sintomas da Síndrome do Intestino Irritável variam. Os mais comuns incluem:

• Dor abdominal, cólicas ou inchaço que é tipicamente aliviado ou parcialmente aliviado pela passagem de um movimento intestinal.
  • Excesso de gás
  • Diarreia ou prisão de ventre – por vezes alternando episódios de diarreia e prisão de ventre
  • Muco nas fezes
  • A maioria das pessoas com Intestino Irritado experienciam tempos em que os sinais e sintomas são piores e tempos em que melhoram ou até desaparecem completamente.

Os exames para a Síndrome do Intestino Irritado são:

Não existem testes laboratoriais específicos que possam diagnosticar a SII. O seu médico vai ver se os seus sintomas correspondem à definição de Intestino Irritável, e pode fazer testes para descartar doenças como:

• Alergias ou intolerâncias alimentares, tais como intolerância à lactose e maus hábitos alimentares
  • Medicamentos como remédios para hipertensão arterial, ferro e certos antiácidos
  • Infecção
  • Deficiências enzimáticas onde o pâncreas não libera enzimas suficientes para digerir ou decompor adequadamente os alimentos.
  • Doenças inflamatórias intestinais como colite ulcerosa ou doença de Crohn

O seu médico pode fazer alguns dos seguintes testes para decidir se tem Intestino Irritável:

• Sigmoidoscopia flexível ou colonoscopia para procurar sinais de bloqueio ou inflamação nos seus intestinos
  • Endoscopia superior se tiver azia ou indigestão
  • Raios-X
  • Exames de sangue para procurar anemia (poucos glóbulos vermelhos), problemas de tireóide e sinais de infecção
  • Testes de fezes para sangue ou infecções
  • Testes de intolerância à lactose, alergia ao glúten ou doença celíaca

Tratamento para a Síndrome do Intestino Irritado:

1 – Diminuição do Estresse

O estresse piora os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado (SII) apenas como ele piora os sintomas da maioria das outras doenças. No entanto, a redução do estresse é uma abordagem importante para melhorar os sintomas da SII. Os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado podem causar estresse, o que, por sua vez, pioram os sintomas, promovendo um ciclo vicioso.

2 – Evitar fatores que agravam o Intestino Irritável:

É importante identificar todos os fatores que agravam os sintomas do Síndrome do Intestino Irritado, quer se trate de certas atividades, certos alimentos ou alguns medicamentos. Nenhum alimento específico tem sido associado à SII. Portanto, não existe “dieta da Síndrome do Intestino Irritável”.

No entanto, pode valer a pena manter um diário alimentar para que você possa identificar os alimentos que estão associados com o agravamento dos seus sintomas. Esses alimentos então, devem ser evitados.

3 – Dieta para Síndrome do Intestino Irritado:

Alguns alimentos podem agravar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado porque eles alteram a função dos músculos intestinais. A cafeína, por exemplo, pode estimular a contração muscular. Alimentos gordurosos, por outro lado, podem reduzir a atividade muscular. Às vezes, certas intolerâncias alimentares como à lactose ou à frutose podem agravar os sintomas da SII. Embora estas intolerâncias não sejam a causa do intestino Irritado a eliminação desses alimentos podem melhorar os sintomas.

• Experimente comer fibras:  Quando você tem Síndrome do Intestino Irritado, fibra pode ser uma bênção. Embora ela ajude a reduzir a constipação, ela também pode piorar os gases e as cólicas. A melhor abordagem é lentamente aumentar a quantidade de fibra em sua dieta ao longo de algumas semanas. Exemplos de alimentos que contêm fibras são grãos integrais, frutas, legumes e feijão. Se os seus sinais e sintomas permanecem os mesmos ou piorarem, informe o seu médico. Você também pode se orientar com um nutricionista. Algumas pessoas preferem limitar o consumo de fibra dietética e tomar um suplemento de fibra, que provoca menos gases e inchaço. Se você tomar um suplemento de fibra, certifique-se de introduzi-lo lentamente e beber muita água todos os dias para reduzir os gases, inchaço e constipação. Se você achar que tomar fibra melhora seus sintomas, procure usá-la de forma regular para obter melhores resultados.
  • Evite alimentos problemáticos: Se certos alimentos pioram seus sinais e sintomas, evite comê-los. Estes alimentos costumam ser álcool, chocolate, bebidas com cafeína, como café e refrigerantes, medicamentos que contêm cafeína, produtos lácteos e adoçantes sem açúcar como sorbitol ou manitol. Se o gás é um problema para você, os alimentos que podem piorar os sintomas incluem feijão, repolho, couve-flor e brócolis. Alimentos gordurosos também pode ser um problema para algumas pessoas. Mascar gomas ou ingerir bebidas gasosas pode aumentar os gases intestinais.
  • Comer em horários regulares: Não pule refeições. Comer sempre na mesma hora ajuda a regular a função intestinal. Se você tem diarreia, comer refeições pequenas e frequentes pode fazer você se sentir melhor. Mas se você estiver constipado, comer quantidades maiores de alimentos ricos em fibras pode ajudar a mover alimentos através de seus intestinos.
  • Tome cuidado com produtos lácteos:  Se você é intolerante à lactose, tente substituir o leite por iogurte. Ou use um produto enzimático para ajudar a quebrar a lactose. Consumir pequenas quantidades de produtos lácteos ou combiná-los com outros alimentos também pode ajudar. Em alguns casos, porém, você pode precisar parar de comer alimentos lácteos completamente. Se assim for, certifique-se de obter proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B de outras fontes.
  • Beba bastante líquido: Tente beber bastante líquido todos os dias. A água é melhor. Álcool e bebidas que contêm cafeína estimulam seus intestinos e podem piorar a diarreia.

4 – Probióticos para Intestino Irritável:

Os probióticos são frequentemente utilizados para tratar os sintomas da SII, porém, existem poucos estudos mostrando os benefícios. Os probióticos são geralmente seguros, então há pouco perigo em experimentá-los.

5 – Remédio para Síndrome do Intestino Irritado:

Os medicamentos são uma maneira adicional ou alternativa de tratar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado. O medicamento é escolhido com base nos sintomas que são mais problemáticos.

a) Neuromoduladores

Medicamentos chamados Neuromoduladores são os principais medicamentos para tratar os sintomas da SII. Esses medicamentos Neuromoduladores também são usados para tratamento de ansiedade e até depressão. Porém, no caso do tratamento para a Síndrome do Intestino Irritável os esses medicamentos não são utilizados como antidepressivos. Esses medicamentos tem a capacidade de atuar na inervação do intestino regulando o funcionamento e diminuindo as dores e os outros sintomas.

b) Antidiarreicos

Os medicamentos antidiarreicos podem reduzir diarréia por inibir os músculos do intestino. Nos paciente que tem um padrão de Diarréia mais frequente os medicamentos antidiarreicos podem ser usados, na maioria das vezes associados aos Neuromoduladores, para diminuir o número de evacuações.

c) Laxantes

Alguns laxantes específicos podem auxiliar o tratamento nos pacientes que tem um padrão de Constipação mais frequente. Geralmente os  laxantes e as fibras podem diminuir a consistência das fezes de indivíduos que estão constipados facilitando a evacuação.

Somente o médico pode lhe prescrever o melhor medicamento para o seu caso.

6 – Tratamento psicológico para Intestino Irritado

Uma vez que o estresse piora a Síndrome do Intestino Irritado, vale a pena tentar a redução do estresse por qualquer meio possível. Uma dessas estratégias é a terapia cognitivo-comportamental, uma forma de psicoterapia. A terapia cognitivo-comportamental pode reduzir o estresse e aliviar os sintomas associados à SII.

7 – Atividade física para Síndrome do Intestino Irritado

O exercício é um redutor do estresse, e pode ser usado para diminuir os sintomas da Síndrome do Intestino Irritado. Como isso funciona não está claro, mas não é preciso fazer exercícios vigorosos para sentir uma melhora nos sintomas. Antes de entrar em qualquer programa de exercícios, no entanto, você deve consultar o seu médico.

Quando os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável são leves, eles não interferem com as atividades da vida diária. Quando eles são graves porém, podem limitar as atividades por causa da dor ou da necessidade de ir ao banheiro.

Pacientes com Intestino Irritado e diarreia precisam estar constantemente cientes da localização do banheiro mais próximo. Os pacientes podem até mesmo evitar sair de casa para evitar o constrangimento de ir ao banheiro frequentemente.

Síndrome do Intestino Irritável: prognóstico a longo prazo

Síndrome do Intestino Irritável é uma condição de longo prazo (ou crônica). É marcada por períodos de piora dos sintomas (exacerbações) e períodos de melhora dos sintomas (remissões). Às vezes é possível descobrir gatilhos emocionais ou físicos para desencadear as exacerbações. Se assim for, tente eliminar esses gatilhos. Em geral, ao longo do tempo, os sintomas da SII não pioram nem progridem para condições mais graves, como a doença inflamatória intestinal ou câncer.