Gastrite Aguda

Gastrite Aguda: sintomas, causas e tratamentos

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Gastrite Aguda é um termo geral para um grupo de condições com uma coisa em comum: inflamação do revestimento do estômago.

Essa inflamação é na maioria das vezes o resultado da infecção com a mesma bactéria que causa a maioria das úlceras do estômago. O uso regular de certos analgésicos e o consumo excessivo de álcool também podem contribuir para a gastrite.

Gastrite pode ocorrer de repente (aguda), ou aparecer lentamente ao longo do tempo (crônica). Em alguns casos, a gastrite pode levar a úlceras e a um aumento do risco de cancro do estômago. Para a maioria das pessoas, no entanto, a gastrite não é grave e melhora rapidamente com o tratamento.

Gastrite

Gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago. Pode ter muitas causas. A condição pode ser um problema agudo ou crônico que aumenta o risco de outras condições, como úlceras estomacais, sangramento ou câncer.

O QUE É GASTRITE?

Em alguns casos, a ela pode levar a úlceras e podem aumentar o risco de câncer de estômago. Para a maioria das pessoas, no entanto, a doença não é grave e melhora rapidamente com o tratamento.

A queimação abdominal pode ser um sinal de Gastrite

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA GASTRITE AGUDA OU CRÔNICA?

Os sintomas variam entre as pessoas, e em muitas delas não sentem nada. Quando ocorrem, os sintomas mais comuns são:

• Náuseas ou dor de estômago recorrente

• Inchaço abdominal

• Dor abdominal

• Vômitos

• Má digestão

• Sensação de queimação no estômago entre as refeições ou à noite

• Soluços

• Perda de apetite

Leia também sobre Doença do Refluxo

A bactéria H. pylori pode causar Gastrite

O QUE CAUSA A GASTRITE?

Os fatores que aumentam o risco são:

Infecção bacteriana: Embora a infecção pela bactéria Helicobacter pylori esteja entre as infecções humanas mais comuns no mundo, apenas algumas pessoas infectadas com ela desenvolvem Gastrite ou um distúrbio estomacal semelhante. Acredita-se que a lesão causada por essa bactéria vai depender da predisposição genética da pessoa ou dos seus hábitos de vida como alimentação, fumo ou estresse.

Uso regular de antinflamatórios: Os analgésicos comuns – como aspirina, ibuprofeno, diclofenaco ou naproxeno – podem inflamar o estômago e causar Gastrite Aguda. O uso destes medicamentos pode diminuir uma substância que protege o estômago do ácido que ele produz. Os riscos podem diminuir se você usar esses medicamentos somente ocasionalmente.

Idade avançada: Os adultos mais velhos têm um risco maior de desenvolver a doença. Isso porque o revestimento do estômago tende a diminuir com a idade e porque os adultos mais velhos são mais propensos a ter infecção pelo H. pylori ou doenças autoimunes.

Uso excessivo de álcool: O álcool pode irritar o revestimento do seu estômago, tornando-o mais sensível aos sucos digestivos.

Estresse: Estresse grave devido a grandes cirurgias, lesões, queimaduras ou infecções graves podem causar Gastrite aguda.

Seu próprio corpo ataca as células do estômago: Chamada Gastrite Autoimune, este tipo de gastrite ocorre quando seu corpo ataca as células que compõem o revestimento do estômago. Isso produz uma reação do seu sistema imunológico que pode desgastar a barreira protetora do seu estômago.

A endoscopia é um exame para diagnosticar a Gastrite

QUAIS EXAMES SÃO FEITOS PARA DIAGNÓSTICO DA GASTRITE?

Para fazer o diagnóstico, o seu médico irá rever o seu histórico pessoal e familiar, realizar uma avaliação física completa. Nem sempre é necessário realizar outros tipos de exames. Em alguns casos, o médico pode recomendar um dos seguintes testes:

Endoscopia Digestiva Alta: Um endoscópio é um tubo fino contendo uma pequena câmera que é inserido através de sua boca até o seu estômago para olhar o revestimento do estômago. O médico irá verificar a existência de inflamação e pode realizar uma biópsia, um procedimento no qual uma pequena amostra de tecido é removido e, em seguida, enviar para um laboratório para análise. Nem sempre é necessária a realização da endoscopia.

Testes para H. pylori: O seu médico pode recomendar testes para determinar se você tem a bactéria H. pylori. Que tipo de teste que você deve realizar, depende da sua situação.  O teste mais comum, é o Teste Respiratório para H pylori.

A alimentação ajuda a eliminar a Gastrite

COMO TRATAR GASTRITE AGUDA OU CRÔNICA?

O tratamento depende da causa específica. Gastrite Aguda causada por drogas antinflamatórias ou álcool pode ser aliviada ao parar o uso dessas substâncias. A Gastrite Crônica causada pela infecção por H. pylori é tratada com antibióticos.

Na maioria dos casos, você pode tomar medicamentos que tratam ácido do estômago para reduzir seus sinais e sintomas.

Os medicamentos usados para o tratamento incluem:

• Medicamentos antibióticos para matar H. pylori

• Medicamentos que bloqueiam a produção de ácido e promovem a cicatrização

• Medicamentos para reduzir a produção de ácido

• Antiácidos que neutralizam o ácido do estômago

O seu médico saberá indicar o melhor remédio para o seu caso.

Alimentos a evitar: dieta da Gastrite

Mudanças na sua dieta também podem ajudar a melhorar os seus sintomas. Os estímulos evitáveis comuns de sintomas incluem:

• Alimentos picantes
  • Álcool
  • Café e outras bebidas e bebidas que contenham cafeína (por exemplo, colas e chás)
  • Alimentos gordurosos
  • Alimentos fritos
  • Várias refeições pequenas por dia também pode ajudar os sintomas da gastrite.

Outros cuidados com a alimentação podem também aliviar os seus sintomas. Veja aqui!