Diverticulite: 7 respostas para acabar com as suas dúvidas

diverticulite_drquelsoncoelho

Diverticulite é uma condição perigosa. Alguns cuidados podem ser tomados para tentar evitar o seu aparecimento.

Divertículos são bolsas pequenas e salientes que se podem formar no revestimento do seu sistema digestivo. Encontram-se mais frequentemente na parte inferior do intestino grosso (cólon). Os divertÍculos são comuns, especialmente após os 40 anos de idade, e raramente causam problemas.

A presença de distertículos é conhecida como diverticulose. Quando uma ou mais bolsas ficam inflamadas, e em alguns casos infectadas, essa condição é conhecida como diverticulite. A diverticulite pode causar dores abdominais graves, febre, náuseas e uma alteração acentuada dos seus hábitos intestinais.

A diverticulite leve pode ser tratada com repouso, alterações na sua dieta e antibióticos. A diverticulite severa ou recorrente pode requerer cirurgia.

1 – Quais são os sintomas da Diverticulite?

Os sinais e sintomas da diverticulite incluem:

• Dor, que pode ser constante e persistir durante vários dias. O lado inferior esquerdo do abdômen é o local habitual da dor. Por vezes, no entanto, o lado direito do abdômen é mais doloroso, especialmente em pessoas de ascendência asiática.
  • Náuseas e vómitos.
  • Febre.
  • Distensão abdominal.
  • Prisão de ventre ou, menos frequentemente, diarreia.

2 – Quais são as causas da Diverticulite?

Os diverticulos geralmente desenvolve-se quando os lugares naturalmente fracos do cólon cedem sob pressão. Isto faz com que pequenas bolsas se salientem através da parede do cólon.

A diverticulite ocorre quando os divertículos se entopem, resultando em inflamação, e em alguns casos, infecção.

Vários factores podem aumentar o seu risco de desenvolver diverticulite:

• Envelhecimento: A incidência de diverticulite aumenta com a idade.
  • Obesidade: Estar seriamente acima do peso aumenta as suas probabilidades de desenvolver diverticulite.
  • Tabagismo: As pessoas que fumam cigarros são mais propensas do que os não fumadores a sofrer de diverticulite.
  • Falta de exercício: O exercício vigoroso parece diminuir o seu risco de diverticulite.
  • Dieta rica em gordura animal e pobre em fibras: Uma dieta pobre em fibras em combinação com uma alta ingestão de gordura animal parece aumentar o risco, embora o papel das fibras baixas não seja claro por si só.
  • Medicamentos: Vários medicamentos estão associados a um risco acrescido de diverticulite, incluindo esteróides, opióides e anti-inflamatórios não esteróides, tais como ibuprofeno e naproxeno.

3 – Quais são as complicações da Diverticulite?

Cerca de 25% das pessoas com diverticulite aguda desenvolvem complicações, que podem incluir:

• Abcesso: que ocorre quando o pus se recolhe na bolsa
  • Bloqueio no seu intestino causado por cicatrizes
  • Uma passagem anormal (fístula) entre secções do intestino ou do intestino e outros órgãos.
  • Peritonite, que pode ocorrer se a bolsa infectada ou inflamada se romper, derramando o conteúdo intestinal na cavidade abdominal.

A peritonite é uma emergência médica e requer cuidados imediatos.

4 – Como evitar a Diverticulite?

Para ajudar a prevenir a diverticulite:

• Exercitar-se regularmente. O exercício promove a função intestinal normal e reduz a pressão dentro do cólon. Tente exercitar-se pelo menos 30 minutos na maioria dos dias.
  • Coma mais fibra. Uma dieta rica em fibras diminui o risco de diverticulite. Alimentos ricos em fibras, tais como frutas e vegetais frescos e grãos inteiros, amaciam o material residual e ajudam-no a passar mais rapidamente através do cólon. Comer sementes e frutos secos não está associado ao desenvolvimento de diverticulite.
  • Beba muitos líquidos. A fibra funciona absorvendo água e aumentando os resíduos macios e volumosos no seu cólon. Mas se não beber líquido suficiente para substituir o que é absorvido, a fibra pode ser constipante.
  • Evite fumar. Fumar está associado a um risco acrescido de diverticulite.

5 – Como fazer o diagnóstico de Diverticulite?

A diverticulite é geralmente diagnosticada durante um ataque agudo. Como a dor abdominal pode indicar uma série de problemas, o seu médico terá de descartar outras causas para os seus sintomas.

O seu médico começará com um exame físico, que incluirá a verificação da sensibilidade do seu abdômen. As mulheres geralmente também têm um exame pélvico para excluir a doença pélvica.

Depois disso, são prováveis os seguintes exames:

• Exames de sangue e urina, para verificar se há sinais de infecção.
  • Um teste de gravidez para mulheres em idade fértil, para excluir a gravidez como causa de dor abdominal.
  • Um teste de enzima hepática, para excluir causas de dor abdominal relacionadas com o fígado.
  • Um teste de fezes, para descartar infecção em pessoas que têm diarreia.
  • Um Tomografia do Abdômen (TC), que pode identificar bolsas inflamadas ou infectadas e confirmar um diagnóstico de diverticulite. A TC pode também indicar a gravidade da diverticulite e orientar o tratamento.

6 – Qual é o tratamento da Diverticulite?

O tratamento depende da gravidade dos seus sinais e sintomas.

Diverticulite descomplicada:

Se os seus sintomas forem ligeiros, poderá ser tratado em casa. É provável que o seu médico o recomende:

• Antibióticos para tratar infecções, embora novas diretrizes afirmem que em casos muito ligeiros, podem não ser necessários.
  • Uma dieta líquida durante alguns dias enquanto o seu intestino cicatriza. Quando os seus sintomas melhorarem, poderá gradualmente adicionar alimentos sólidos à sua dieta.

Este tratamento é bem sucedido na maioria das pessoas com diverticulite descomplicada.

Diverticulite complicada

Se tiver um ataque grave ou tiver outros problemas de saúde, é provável que precise de ser hospitalizado. O tratamento envolve geralmente:

• Antibióticos intravenosos
  • Inserção de um tubo para drenar um abcesso abdominal, se este se tiver formado
  • Cirurgia

É provável que precise de cirurgia para tratar a diverticulite se:

• Tiver uma complicação, tal como um abcesso intestinal, fístula ou obstrução, ou uma perfuração (perfuração) na parede do intestino
  • Já teve múltiplos episódios de diverticulite sem complicações
  • Tem um sistema imunitário enfraquecido

Existem dois tipos principais de cirurgia:

Ressecção do intestino primário: O cirurgião remove segmentos doentes do seu intestino e depois volta a ligar os segmentos saudáveis (anastomose). Isto permite-lhe ter movimentos intestinais normais. Dependendo da quantidade de inflamação, poderá ter uma cirurgia aberta ou um procedimento minimamente invasivo (laparoscópico).

Ressecção do intestino com colostomia: Se tiver tanta inflamação que não seja possível voltar a juntar o cólon e o recto, o cirurgião realizará uma colostomia. Uma abertura (estoma) na sua parede abdominal está ligada à parte saudável do seu cólon. O lixo passa através da abertura para um saco. Uma vez aliviada a inflamação, a colostomia pode ser invertida e o intestino reconectado.

7 – Quais são os cuidados após uma Diverticulite?

O seu médico pode recomendar a colonoscopia seis semanas após a sua recuperação da diverticulite, especialmente se não tiver feito o teste no ano anterior. Não parece haver uma ligação direta entre a doença diverticular e o cancro do cólon ou rectal.

Mas a colonoscopia – que é arriscada durante um ataque de diverticulite – pode excluir o cancro do cólon como causa dos seus sintomas.

Após tratamento bem sucedido, o seu médico pode recomendar a cirurgia para prevenir futuros episódios de diverticulite. A decisão sobre a cirurgia é individual e é frequentemente baseada na frequência dos ataques e se ocorreram complicações.