Como acabar com a Gastrite

Como acabar com a Gastrite? Vamos tentar desvendar esse mistério.

Descubra 7 mitos e verdades sobre a inflamação no estômago e como acabar com a gastrite.

1) A gastrite é hereditária

MITO. A gastrite pode ser uma condição adquirida, causada por infecção ou pela ação de agentes irritantes e não tem relação com hereditariedade. Por outro lado, alguns tipos de câncer de estômago podem ser influenciados pela hereditariedade. Existe, ainda, a Gastrite Autoimune, que também é uma doença hereditária. Ou seja, existe como acabar com a Gastrite se ela não for de causa hereditária.

2) O estresse do dia a dia causa gastrite.

VERDADE. Situações cada vez mais comuns no cotidiano, como o estresse no trabalho e a preocupação com a segurança, resultam na liberação de uma maior quantidade de hormônios do estresse (cortisol e adrenalina), que aumentam a secreção de suco gástrico e reduzem a defesa do estômago. Podem, portanto, acentuar os sintomas de quem já é portador de gastrite.

3) Existe cura para a doença.

VERDADE, com ressalvas. As lesões agudas da mucosa gástrica, causadas pelo consumo frequente de álcool, uso prolongado de anti-inflamatórios ou até mesmo pela bactéria Helicobacter pylori, podem ser reversíveis. Então, tem como acabar com a gastrite com a interrupção do fator irritante ou com a erradicação da bactéria. Entretanto, a gastrite crônica com evolução para atrofia e metaplasia é irreversível.

4) Chicletes pioram a gastrite.

VERDADE. Os hábitos de mascar chicletes e chupar balas estimulam a produção de suco gástrico e, consequentemente, a secreção de ácido pelo estômago. Nesse caso, os sintomas de gastrite podem piorar, sem, contudo, ser a causa primária da doença.

5) Ficar sem comer pode estimular a gastrite.

VERDADE. Longos períodos de jejum podem acentuar os sintomas da gastrite, mas não necessariamente causar a doença.

6) Leite ameniza a dor.

MITO. A ingestão de leite frio pode amenizar o desconforto imediato. Contudo, o leite é um alimento rico em proteína e cálcio, que são potentes estimulantes da secreção de ácido pelo estômago, portanto, este consumo pode até acentuar os sintomas de dor posteriormente.

7) Quem tem gastrite não pode tomar café nem refrigerantes.

VERDADE, com ressalvas. O café contém cafeína e xantinas, estimulantes do sistema nervoso que acabam por produzir o ácido no estômago, havendo o risco de aumentar os sintomas de refluxo e dor, sem, entretanto, ser a causa da doença, mas um fator que piora os sintomas. Já os refrigerantes podem agravar os sintomas pelo seu efeito irritativo devido ao pH ácido, além de acentuarem o desconforto e distensão abdominal devido à alta quantidade de gases.